Os óleos essenciais estão entre os remédios naturais mais populares para alergias. Esses líquidos aromáticos concentrados são destilados das plantas e têm sido utilizados terapeuticamente há séculos.

As alergias são a sexta principal causa de doença crônica nos Estados Unidos, afetando aproximadamente 50 milhões de pessoas. Embora não haja cura para alergias, existem várias maneiras de gerenciar os sintomas da alergia.

Óleos Essenciais

Óleos Essenciais

Este artigo lista os óleos essenciais mais eficazes para aliviar os sintomas de alergias sazonais e alergias de pele e sugere algumas maneiras de incorporar óleos essenciais ao seu regime de tratamento de alergias.

Alergias sazonais e cutâneas

Os sintomas de alergias sazonais incluem olhos lacrimejantes, nariz entupido, espirros, tosse, chiado no peito e congestão no peito.

As alergias da pele podem levar a inchaço, coceira e vermelhidão.

As pessoas com esses sintomas de alergia podem experimentar os seguintes óleos para alergias sazonais ou cutâneas.

Ao usar um óleo essencial, é aconselhável consultar um médico primeiro e depois proceder com cautela. Alguns óleos podem piorar as alergias de pele.

1. Menta

Um estudo de 2010, embora em animais, descobriu que o uso do oleo de menta para rinite tem um efeito relaxante no músculo liso, o que ajuda a reduzir as contrações que causam tosse.

De acordo com outra pesquisa, o óleo também pode ajudar a tratar a ansiedade e fadiga mental, sintomas que são frequentemente experimentados por pessoas que sofrem de alergias.

Menta pode ser útil para aliviar alergias sazonais.

2. Incenso

O incenso é outro óleo que reduz a atividade inflamatória no corpo. Um estudo relata que o incenso exibe efeitos anti-inflamatórios na bronquite, que causa inflamação das vias aéreas e infecções dos seios nasais. Também pode ser benéfico para pessoas com asma.

O incenso pode ajudar com os sintomas de alergias sazonais.

3. Eucalipto

Pesquisas sugerem que o uso de uma mistura de óleos, incluindo eucalipto, para infecções do trato respiratório superior leva a uma melhora imediata e significativa dos sintomas. Os participantes relataram uma redução na rouquidão, tosse e dor de garganta.

Esses sintomas podem aparecer com alergias sazonais.

A mistura de óleo essencial usada no estudo continha Eucalyptus citriodora, Eucalyptus globulus, hortelã-pimenta, orégano sírio e alecrim.

4. Limão

Em um estudo, verificou-se que um spray nasal à base de limão ajudou no tratamento da rinite alérgica perene e sazonal. O óleo essencial de limão também pode inibir a atividade bacteriana.

Não é recomendável aplicar óleos essenciais à base de citros na pele antes da exposição ao sol. Esses óleos podem fazer com que a pele se torne mais sensível à luz solar, aumentando o risco de formação de bolhas ou queimaduras prejudiciais.

5. Lavanda

A lavanda reduz naturalmente a inflamação, inibe a ansiedade e estimula um sono profundo, o que pode beneficiar as pessoas com alergias.

A lavanda é uma opção especialmente boa para alergias da pele, pois é suave na pele e acalma a irritação, com pesquisas indicando que acelera a cicatrização. O óleo pode ser aplicado diretamente na pele ou adicionado a banhos, loções e outros produtos para a pele.

6. Óleo de tea tree

O óleo da tea tree tem propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas comprovadas e pode ser adequado para algumas alergias de pele.

Também reduz a inflamação, com pesquisas descobrindo que o óleo da tea tree aplicado topicamente diminui significativamente o inchaço da inflamação da pele induzida por histamina quando comparado ao óleo de parafina.

Deve-se notar que, devido à sua potência, o óleo da árvore do chá pode induzir dermatite alérgica de contato em algumas pessoas. Além disso, o óleo deve ser usado apenas topicamente e não deve ser ingerido.

7. Óleo de camomila

Em uma revisão das propriedades do óleo de camomila, foi relatado que a camomila é um anti-inflamatório eficaz que pode ser usado para tratar doenças da pele, inflamação das membranas mucosas e sintomas de sinusite.

Também pode aliviar o prurido e o inchaço associados ao eczema quando misturado com um óleo transportador e aplicado topicamente.

Hortelã-pimenta, incenso, eucalipto, limão, lavanda, tea tree e óleo de camomila estão disponíveis para compra on-line.

Você consegue encontrar lojas que vendem algusn dos produtos citados acima, clicando aqui.