HISTÓRIA DO BAIRRO

O progresso aliado ao charme do litoral, essa parece ser a marca desse bairro da cidade de Aracaju que relativamente é novo. Mas hoje quem visita o bairro e vê as quadras repletas de condomínios fechados, muitas vezes, de luxo desse distinto distrito, que fica situado a 15 minutos do Iate Clube de Sergipe (região central de Aracaju), não imagina que sua história está fortemente ligada às fazendas de coco.

História do Bairro Aruana

Segundo algumas fontes históricas, amplamente divulgadas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju, toda essa área denominada atualmente como Zona de Expansão de Aracaju (incluindo Aruana), começou a ser ocupada no século 19 por grandes propriedades rurais, a maioria delas voltadas ao cultivo do Coco da Bahia, além de mandioca e melancia.

Posteriormente, no século 20, toda a região de Aruana fazia praticamente parte da propriedade de Melício Machado, um industrial e considerado o maior produtor de coco do Brasil na década de 60. A planta de sua fábrica de derivados de coco, a Dicoco, ficava instalada exatamente na Aruana.

Mais tarde. na década de 80, quando foi lançado o “Loteamento Aruana”, o primeiro empreendimento da região e que foi considerado um projeto inovador para a época. A partir desse período, a urbanização do bairro Aruana (um reflexo do que ocorria na cidade de Aracaju como um todo) fez com que as tradicionais fazendas de cocos (e seus derivados) fossem gradativamente substituídas por diversos condomínios fechados, construídos através de uma rígida política ambiental com compromisso com o respeito e integração aos ecossistemas existentes.

Atualmente, o Bairro Aruana é considerado um dos melhores bairros em Aracaju, especialmente porque consegue conciliar alguns paradoxos: se encontra imerso em um parque ecológico e, ao mesmo tempo, não tão distante do centro da cidade de Aracaju; tranquilo, mas, simultaneamente, próximo à Orla de Atalaia (região conhecida pela badalação e vida noturna ativa).

BAIRRO ARUANA

Portal de informações sobre o bairro e comércio local. Se você é comerciante do bairro Aruana, utilize o formulário ao lado para entrar em contato conosco, seu negócio será cadastrado em pouco tempo.

contato@bairroaruana.com.br